A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Em Nossa Fraternidade de Umbanda as entidades trabalham com humildade, de forma serena, caritativa, gratuita e respeitando sempre o livre arbítrio; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.


Só nos sentiremos seguros, tranquilos e em paz se estivermos com Jesus, nos lembrando de seus ensinamentos e principalmente colocando-os em prática na nossa vida, no nosso dia a dia. Cristo nos ensinou o que é o amor vivenciado em sua plenitude, demonstrando o amor incondicional. Ainda somos espíritos imperfeitos e estamos longe de praticarmos o amor e a caridade como nosso Divino Mestre, porém, Ele nos deixou um guia para seguirmos, ou seja, deixou-nos o Evangelho com seus princípios de moral e amor. Enquanto não aprendermos a praticar os ensinamentos do Cristo haverá muita dor e sofrimento. O que nos impede de seguirmos verdadeiramente os exemplos de Jesus é o orgulho que ainda impera muitas vezes disfarçado. Sejamos humildes, buscando auxiliar, trazendo esperança àqueles que padecem de dores maiores do que as nossas. E mais: lembremo-nos de que todo aquele que busca aliviar a dor do próximo, na verdade está aliviando as próprias dores. Todo bem que fizermos ao próximo é a nós mesmos que estamos fazendo. Assim, vivamos com Jesus em nossas vidas e só teremos motivos para alegria e paz em nossos corações. Salve Umbanda de Jesus Cristo!


Irmãos da FUJC

domingo, 22 de maio de 2016

Orientações para a Reforma Íntima


O que é a Reforma Íntima?
A Reforma Íntima é um processo contínuo de auto conhecimento, de busca pelo equilíbrio interno, de purificação e elevação dos nossos sentimentos e pensamentos em relação a nós mesmos, aos nossos semelhantes e a toda Criação Divina (a natureza e os animais). É a oportunidade e o meio através do qual podemos caminhar em direção a Deus, à medida que nos libertamos de nossas imperfeições, de nossas fraquezas e de nossos vícios.

Por que devemos fazer a Reforma Íntima?
Porque somente através do nosso equilíbrio em todos os sentidos da vida é que podemos retornar ao nosso Divino Criador. Com a mente e o espírito em desequilíbrio, em desarmonia, continuamos baixando nossas vibrações e sustentando ligações negativas que contribuem para densificar cada vez mais nossos corpos espirituais e nossos campos magnéticos. Evoluir é buscar a nossa própria iluminação, e ela vem do nosso interior, vem através da Reforma Íntima.

Quando devemos fazer a Reforma Íntima?
A Reforma Íntima deve ser feita a todo momento, pois ela ocorre em nosso interior, através de nossos pensamentos e reflexões. Sempre devemos refletir sobre nossos atos, nossos sentimentos, nossas palavras, nossas expectativas, sobre toda a nossa vida e o sentido que damos a ela.

Como fazer a Reforma Íntima?
Cada indivíduo tem sua própria maneira de pensar, de refletir e de analisar a si mesmo. E a Reforma Íntima ocorre como uma auto análise. Primeiro, devemos passar a observar as nossas formas de interagir conosco, com as nossas necessidades, desejos, frustrações, alegrias, tristezas, sucessos, fracassos, amores, amizades, inimizades, tudo o que sentimos, pensamos e vibramos em nosso interior. A partir daí, devemos analisar os nossos posicionamentos com muita calma e muito amor. Então, vamos passar a perceber que em alguns momentos fomos egoístas, em outros fomos injustos e, em muitos outros, passamos as mãos em nossa própria cabeça acobertando nossos erros e fraquezas morais. Ao conseguir perceber todos esses desequilíbrios em nosso interior, devemos vibrar AMOR. Sim, devemos nos amar apesar de nossas imperfeições, devemos nos perdoar por nossos erros pois somos humanos e estamos aqui para aprender. Mas devemos nos amar e perdoar de forma equilibrada, honesta, franca, e não para continuar errando. A partir deste ponto, devemos seguir em frente observando, no dia-a-dia, as situações em que erramos e procurando ter uma postura diferente, correta, sensata, equilibrada, pautada pelo bom senso e pelos ensinamentos que recebemos do Mestre Jesus. Todos nós conhecemos seus ensinamentos, independente de nossas religiões. Devemos manifestar amor, paz, harmonia, caridade, igualdade, fraternidade, fé e todos os outros preceitos que Jesus nos ensinou. A partir do momento que aprendemos a nos amar e respeitar, a amar e respeitar toda a Criação Divina, aprendemos também a amar e respeitar os nossos semelhantes que são nossos pais, mães, irmãos, amigos, vizinhos, conhecidos, enfim, todas as pessoas. Aprenderemos a nos colocar em seus lugares e a não fazer com os outros aquilo que não desejamos que façam conosco. E essas transformações se refletirão em todos os sentidos de nossas vidas, em todos os campos e todas as direções. Nós nos tornamos seres humanos melhores e passamos a viver uma realidade melhor, pois nós estamos em tudo e tudo está em nós. Se encaramos nossos problemas com raiva, ódio, rancor, mágoa, tudo que estiver ao nosso redor vai estar escurecido pelos nossos olhos. O dia mais lindo, o sol mais brilhante, a companhia mais agradável, nunca serão suficientes e satisfatórios. Mas se mudamos nossa forma de interagir com a vida e passamos a entender nossas dificuldades e problemas como oportunidades de aprendizado, tudo que estiver ao nosso redor vai estar mais luminoso. E o dia mais lindo, o sol mais brilhante, a companhia mais agradável, realmente serão maravilhosos pois vamos sentir as suas vibrações positivas, vamos sentir o bem estar em todos os nossos corpos. Não exatamente no corpo material, mas nos espirituais. Há uma diferença muito grande entre o Céu e o Inferno, mas basta sabermos que esta diferença está em nós para que possamos fazer a nossa escolha. Vamos subir em direção à Luz ou vamos descer em direção às Trevas da nossa ignorância?

Como e onde encontrar inspiração e apoio para fazer nossa Reforma Íntima?
O primeiro passo deve ser uma meditação, parar por alguns minutos para pensar sobre a sua necessidade de Reforma Íntima e fortalecer a sua vontade. Para tudo que vamos fazer na vida, é preciso determinação. Após a sua decisão, para iniciar a Reforma Íntima consideramos importante:

1)  Conhecer a Si mesmo: o primeiro passo deve ser o auto conhecimento, observar-se, analisar-se. Você deve buscar os seus pontos fracos, os seus pontos fortes, saber onde erra e onde acerta, deve ter em mente o que pode e deve ser melhorado em Si e no seu relacionamento com as outras pessoas e com toda a Criação. Assumir que não somos perfeitos às vezes dói, mas é necessário para que possamos crescer. Neste momento, lembre-se que devemos nos amar e perdoar para que possamos aprender a amar e perdoar os nossos semelhantes. Saber perdoar e pedir perdão é um aspecto fundamental deste processo. Uma proposta interessante é listar as virtudes que Jesus nos ensinou e desenvolver o hábito de praticá-las. Com o tempo, você passará a manifestá-las naturalmente através do coração.

2)  Oração: a oração é um forte canal de ligação com as vibrações mais elevadas, com níveis de consciência superiores. Quando estamos concentrados em oração elevamos a vibração do nosso mental e passamos a interagir com as diversas fontes de Luz geradas por nosso Criador. Se pedimos Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Geração, Evolução, recebemos suas irradiações sobre nossos corpos espirituais e somos fortalecidos. Por este motivo, sempre nos sentimos bem e amparados após realizarmos nossas orações. Assim, você pode fazer uma oração elevando seu pensamento ao Pai e solicitando o seu auxílio para que possa realizar a sua Reforma Íntima. Pode pedir que fortaleça a sua força de vontade, que esclareça o seu entendimento, que te ajude a enxergar a verdade acima de tudo, que fortaleça seu senso de justiça e seu amor para você mesmo e para toda a Criação. Peça ajuda ao Pai Maior, aos nossos amados Pais e Mães Orixás, aos seus Guias e Protetores Individuais, pois certamente será atendido e amparado.

3)  Estudo: a prática do estudo é muito importante e ajuda muito em todo o processo de auto conhecimento e Reforma Íntima. Através da leitura podemos ter acesso e entender melhor sobre o ser humano, sobre o mundo espiritual. Tem muitos livros que narram estórias sobre buscas pessoais, sobre vidas passadas e os aprendizados ali vivenciados. Acredito que ajudam pois nos dão exemplos bastante práticos e próximos da nossa realidade.  Tem estórias lindas. Ex: “Encontros com a Verdade” – autora Elisa Masselli, “A Força Eterna do Amor” – Robson Pinheiro (sobre a vida de Madre Teresa de Calcutá), também tem os livros “Nosso Lar”, “Os Mensageiros” e “Missionários da Luz” – Francisco Cândido Xavier.

4)  Prática Espiritual: participar de uma prática espiritual, seja espírita, católica, budista, evangélica, ou qual for a sua religião, ajuda muito em nossa busca pessoal, pois as orações e a prática da caridade nos aproximam de Deus. Nas casas umbandistas, ao participarmos das orações ou dos rituais, auxiliamos nossos irmãos através das consultas com os Guias espirituais, dos passes magnéticos de limpeza e de energização. A caridade é o caminho que leva ao Pai, devemos evoluir, mas sempre lembrar de estender as mãos aos nossos irmãos. Quem está na frente deve sempre ajudar aquele que vem logo atrás, é uma corrente. O bem que recebemos devemos compartilhar.

Existem outras formas e modos de fazer a Reforma Íntima, cada um tem a liberdade para encontrar o seu auto conhecimento da melhor maneira que lhe for possível. O importante e fundamental é que ela seja feita, é que você não desista de Si. A Fé, o Amor, o Perdão, a Esperança e a Caridade são “ferramentas” indispensáveis ao nosso espírito nessa busca através do nosso interior.



SENZALA DE UMBANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Umbanda é Fundamentada no Evangelho de Jesus Cristo


A UMBANDA E O EVANGELHO DE JESUS

A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos guias e protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

A Umbanda convida o homem a se transformar. Assim sendo, o consulente recebe esclarecimento sobre sua real condição de espírito imortal, ou seja, é levado a entender que é o único responsável pelas próprias escolhas, e que deve procurar progredir na escala evolutiva da vida, superando a si mesmo. Mas para transformar- se é preciso estar pronto para compreender as energias que serão manipuladas, porque elas trabalham com o ritmo interno. Ouvir a intuição é, portanto, ouvir a si próprio; é saber utilizar os recursos necessários que estão disponíveis para efetuar a mudança do estado de consciência.

Por isso, transformar significa reverter o apego em desapego, as faltas em fartura, a ingratidão e o ressentimento em perdão.. É não revidar o mal, mas sempre praticar o bem.

Dar sem esperar reconhecimento ou gratidão. A beleza da vida está justamente na “individualidade” , no ser único, criado por Deus para amar. E este ser único está ligado à coletividade pelos laços do coração e da evolução, a fim de aprender a compartilhar, respeitar, educar e ser feliz.

Somos o somatório dos nossos atos de ontem: por ter cometido inúmeros excessos, estamos conhecendo a escassez, ou melhor, sempre atuamos à margem, não conseguindo nos equilibrar no caminho reto, pois o processo de evolução é lento, não dá saltos, respeita o livre arbítrio, o grau de consciência e o merecimento de cada um.

A Umbanda pratica o Jesus consolador, e, silenciosamente, vai evangelizando pelo Brasil afora, levando Suas máximas: “A água mais límpida é a que corre no centro do rio, pois as margens sempre contêm impurezas”. “Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o amanhã cuidará de si mesmo”, pois Ele nos envia o Seu amor incondicional, que não impõe condições, porque não julga, não cobra, apenas Se doa e espera pelo nosso despertar para as verdades espirituais, para o homem de bem que existe dentro de cada um de nós.

Quando Jesus se aproximou de João Batista, que, com os joelhos encobertos pela água do Rio Jordão, mais uma vez falava do Messias, ao olharem-se um ao outro, uma força poderosa instalou-se sobre todos os circunstantes. Jesus então aproximou-Se de João Batista, e este ajoelhou-se aos pés do cordeiro de Cristo. Mansamente Ele o levantou e agachou-Se sinalizando para que João O batizasse. Nesse instante único, vibraram intensamente sobre Jesus, no centro do seu chacra coronário, o Cristo Cósmico e todos os Orixás. Foi preciso que o Messias fosse “iniciado” por um mestre do amor na Terra, para que se completasse Sua união com o Pai, e ambos fossem um. Esse é um dos quadros históricos mais expressivos e simbólicos que avalizam os amacis na Umbanda.

Texto extraído do livro “Umbanda Pé no Chão – Um guia de estudos orientados pelo espírito Ramatís (Editora Conhecimento)