(Acreditamos que a concentração é o ponto
chave para uma boa comunicação mediúnica e incorporação)
Uma das dificuldades
dos integrantes das reuniões mediúnicas diz respeito à concentração.
A capacidade de
controlar, direcionar e manter o pensamento dentro das finalidades da reunião
é, para a maioria, um esforço muito grande e que nem sempre dá bons resultados.
Não raro os pensamentos se dispersam, fixam-se em fatos do dia-a-dia e acabam
por tornar alguns sonolentos, enquanto outros estão distraídos e longe dos
objetivos propostos para um trabalho sério. Alguns poucos, então, conseguem uma
boa concentração e estes sustentarão os trabalhos programados, porém, como é óbvio,
sem alcançar melhor produtividade devido aos bloqueios vibratórios existentes
no ambiente.
A nossa cultura
ocidental não dá ênfase à necessidade do controle mental, pois é fundamentada
em uma mentalidade racional, extremamente prática, extrovertida e imediatista
valorizando a horizontalidade da vida terrestre, exatamente oposta ao Oriente,
cuja mentalidade se estrutura de forma intuitiva, mística e introvertida e que
realça a essência espiritual do ser humano, incentivando a busca da verticalidade.
Nos últimos tempos
tem-se notado um sensível aumento no interesse por algumas práticas orientais,
ressaltando-se a meditação, cujos benefícios estão sendo procurados pelos
ocidentais, que despertaram para a necessidade de uma busca interior, ou seja,
o autoconhecimento.
A concentração que é
praticada nas reuniões mediúnicas, evidentemente, tem conotações próprias e não
deve ser tomada aqui como as realizadas nas práticas orientais, embora os
aspectos semelhantes nas suas bases, quais sejam a disciplina mental, o
controle e equilíbrio dos pensamentos. Exatamente por terem estes mesmos
fundamentos é que citaremos algumas definições de autores do Oriente, visto que
a sabedoria oriental é multimilenar e pode beneficiar-nos sobremaneira através
desses pontos comuns.
Concentração -
Conceito: Concentrar, segundo o dicionário Aurélio, significa "fazer convergir para um centro ou para
um mesmo ponto. Aplicar a atenção a algum assunto".
Um autor oriental,
Mouni Sadhu, esclarece que o poder de concentração consiste na "habilidade
para manter inabalavelmente sua percepção sobre um tema escolhido, pelo tempo
que você decidir continuar com ele" (Do livro "Meditação").
É exatamente essa
capacidade de concentrar nos objetivos da reunião mediúnica que irá favorecer a
realização dos trabalhos.
Leon Denis, em sua
magistral obra "No Invisível", alerta:
"Conforme
o seu estado psíquico,os assistentes favorecem ou embaraçam a ação dos
Espíritos"
Dificuldades de
Concentração:
Deixamos a palavra
com Leon Denis, que assinala o motivo principal da dificuldade de concentrar:
"Na
maior parte dos homens os
pensamentos
flutuam sem cessar.
Sua
mobilidade constante e sua
variedade
infinita pequeno acesso
oferecem
às influências superiores.
É
preciso saber concentrar-se, pôr
o
pensamento acorde com o
pensamento
divino.(...)"
("O Problema do Ser, do
Destino e da Dor", cap. XX)
A reunião mediúnica
apresenta ainda outras conotações que são peculiares ao tipo de atividade que
ali se desenvolve.
Assim, a dificuldade
de concentrar-se nos objetivos elevados que o exercício da mediunidade requer é
resultado da pouca prática que a maioria das pessoas têm de fixarem seus
pensamentos em assuntos edificantes, em ideais e idéias nobres durante o seu
dia-a-dia. Estão com a mente sempre ocupada pelos problemas e questões do
cotidiano, por coisas supérfluas e interesses imediatistas, pelo noticiário e
programa da TV, por literatura e músicas teor inferior, por conversações
extremamente banais e irresponsáveis, e não conseguem esvaziá-la desses
assuntos para dar campo às influências benéficas dos Espíritos Superiores, dos
Mentores que assessoram os trabalhos.
Ensina Leon Denis:
"As
preocupações de ordem material criam correntes
vibratórias
horizontais, que põem obstáculo às radiações
etéreas
e restringem nossas percepções. Ao contrário,
a
meditação, a contemplação e o esforço constante
para
o bem e o belo formam correntes ascensionais,
que
estabelecem as relações com os planos superiores
e
facilitam a penetração em nós deo eflúvios divinos ".
A importância da
concentração mediúnica
"Nesse
sentido, consideremos a concentração mental de modo diverso dos que a comparam
a interruptor, de fácil manejo que, acionado, oferece passagem à energia
comunicante, sem mais cuidados... A concentração, por isso mesmo, deve ser um
estado habitual da mente em Cristo e não uma situação passageira junto ao
Cristo".
Nossos pensamentos
têm determinado teor vibratório, de acordo com os sentimentos que os tipificam.
É imprescindível
compreendermos que o pensamento é energia viva "construindo paisagens ou formas
e criando centros magnéticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa atuação ou
recebemos a atuação dos outros(Emmanuel - "Roteiro", cap.28).
Este é o processo
natural de sintonia e que predomina no curso de nossa existência.
Nas tarefas
mediúnicas esta sintonia apresenta peculiaridades próprias. É essencial que
exista uma afinizaçào, uma sintonia entre os participantes para que se
estabeleça uma sincronia de forças, a conhecida "corrente
vibratória".
Pode-se inferir,
desde agora, o quanto é importante a concentração individual, visto que a
qualidade dos trabalhos de intercâmbio depende fundamentalmente da participação
consciente e responsável de cada um.
Recordemos Leon
Denis, quando leciona a respeito:
"São
favoráveis as condições de experimentação quando o médium e os assistentes
constituem um grupo harmônico, isto é, quando pensam e vibram em uníssono. No
caso contrário, os pensamentos emitidos e as forças exteriorizadas se embaraçam
e anulam reciprocamente..."
(No Invisível)
Ele acrescenta ainda
que o médium em meio a essas correntes contrárias fica bloqueado, sem condições
de atuar mediunicamente ou bastante prejudicado na filtragem das mensagens.
Em "O livro dos Médiuns", o
Codificador ressalta a necessidade da concentração ao referir-se à reunião como
um ser coletivo, resultante das qualidades e propriedades de seus membros e
esta tanto mais força terá quanto maior homogeneidade vibratória houver. Ele
afirma que o poder de associação dos pensamentos de todos é que contribuirá
para a comunicação dos Espíritos, "mas
a fim de que todos esses pensamentos concorram para o mesmo fim, preciso é que
vibrem em uníssono; que se confundam, por assim dizer em um só, o que não pode
dar-se sem a concentração"(Item 331).
Portanto, cada
participante precisa estar consciente de sua contribuição para que haja êxito
nas atividades programadas pela Espiritualidade Maior.
João Cleófas
(Espírito), em seu excelente livro "Intercâmbio Mediúnico",
desenvolve o pensamento de Kardec e Denis, em linguagem moderna:
"A
média que resulta das fixações mentais dos membros que constituem o esforço da
sessão mediúnica oferece os recursos para as realizações programadas.
A
concentração individual, portanto é de alta relevância, porque a mente que
sintoniza com as idéias superiores vibra em freqüências elevadas"
Como Obter uma boa
Concentração:
A concentração não
requer um esforço físico. Pessoas que tentam concentrar franzindo a testa,
fechando os olhos com força ou denotando qualquer outro tipo de tensão muscular
não alcançarão a finalidade a que se propõem.
Ao contrário do que
imaginam, a concentração exige um relaxamento e passa por alguns estágios,
quais sejam:
1. Relaxamento - O relaxamento do
corpo físico serve para preparar e favorecer a calma, a tranqüilidade interior.
2. Abstração - Abstrair-se do mundo
exterior, de tudo ao seu redor.
3. Interiorização - Fazer silêncio
interior, abstraindo-se também dos conteúdos psicológicos(emoções, pensamentos,
imagens, lembranças, etc).
4. Fixar a mente - A mente se fixa e
a atenção volta-se exclusivamente para o objetivo da reunião.
5. Aquietar a mente - Neste ponto a
mente se aquieta e, no caso dos médiuns, oferece espaço para a sintonia mental
com o Espírito que irá transmitir a comunicação.
Afirma João de Cleófas:
"A concentração, é, pois, a
fixação da mente numa idéia positiva, idealista, ou na repetição meditada da
oração que edifica, e que, elevando o pensamento às fontes geradoras da vida,
dá e recebe, em reciprocidade, descargas positivas de alto teor de energias
santificadoras."
(Intercâmbio Mediúnico)
Pensamentos Intrusos:
Todos os que se
iniciam nos exercícios de concentração ou de meditação percebem que é difícil
controlar os pensamentos e que, com freqüência, vêem-se assaltados por
pensamentos intrusos, inconvenientes e inoportunos.
Deixemos a lição a
respeito com um dos mestres orientais:
"No
início toda a sorte de maus pensamentos podem ocorrer, se levantarão na sua
mente. Você se sobressaltará.
Ficará
atormentado. Isto é um bom sinal. É sinal de progresso espiritual. Voe está
evoluindo espiritualmente. Esses pensamentos, com a continuidade (dos
exercícios), morrerão com o tempo".
(Trechos do livro
"Concentração e Meditação", de Swami Sivananda).
Ele também aconselha
que a pessoa não lute contra a sua mente durante a concentração.
O mais acertado é
aceitar com tranquilidade e estabelecer o hábito de retorno, isto é, retornar
aos objetivos propostos.
No livro de Mira y
Lopes, "Curso Prático de Concentração Mental" o autor refere-se
ao"hábito de retorno", para disciplinar a mente.
André Luiz,
sintetizando o esforço que os integrantes dos grupos mediúnicos devem realizar,
anota em seu livro "Os Mensageiros" a palavra de Aniceto, relativa ao
nosso tema:
"Boa
concentração exige vida reta. Para que os nossos pensamentos se congreguem uns aos outros,
fornecendo o potencial, de nobre união para o bem, é indispensável o trabalho
preparatório de atividades mentais na meditação de ordem superior. A atitude
íntima de relaxamento(este termo tem neste contexto o significado de descaso),
ante as lições evangélicas recebidas, não pode conferir ao crente, ou ao
cooperador, a concentração de forças espirituais no serviço de elevação tão-só
porque estes se entreguem apenas por alguns minutos na semana, a pensamentos
compulsórios de amor cristão.(...)."
(Cap. 47)
A Doutrina Espírita é
um convite permanente à transformação moral, levando a um processo natural de
auto-descobrimento e propiciando condições para a realização desse encontro
pessoal. Toda essa mudança, quando ocorre naquele que já interiorizou os
princípios espíritas, denota um amadurecimento que favorece a uma nova
compreensão da vida e a uma necessidade premente da busca da verticalidade.
Quando existe essa conscientização o indivíduo torna-se cônscio de usas
responsabilidades procurando, então, adquirir hábitos equilibrados, o que irá
favorecer a sua concentração enquanto integrante de um grupo mediúnico.
Deixemos com Emmanuel
a palavra final:
"Receberás,
portanto, variados apelos, nascidos do campo mental de todas as inteligências
encarnadas e desencarnadas que se afinam contigo, tentando influenciar-te
através de ondas inúmeras em que se revela a gama infinita dos pensamentos da
Humanidade, mas se buscas o Cristo, não ignoras em que altura lhe brilha a
faixa."
("Seara dos Médiuns",
Faixas pág. 125).
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